A seleção de futsal da Nova Zelândia, os Futsal Whites, caiu seis posições no ranking mundial da FIFA e agora ocupa o 40º lugar. A queda reflete os resultados negativos na Continental Futsal Championship, disputada em agosto, na Tailândia.
Na competição, os neozelandeses perderam para a Austrália (1-0), Taipé Chinês (2-1) e para os anfitriões, a Tailândia (10-0). Apesar da sequência de derrotas, a equipe segue como a mais bem colocada da Oceania, embora agora tenha a Tahiti apenas quatro posições atrás, após subir cinco lugares.
Desde a criação do ranking em maio de 2024, quando estrearam na 19ª posição, os Futsal Whites vêm registrando quedas sucessivas. O próximo desafio para tentar recuperar terreno será no CFA International Futsal Tournament, na China, entre 5 e 11 de setembro, além da disputa da OFC Futsal Nations Cup, em Fiji, de 20 a 24 de setembro.
O ranking é baseado no sistema Elo, que soma ou subtrai pontos de acordo com vitórias ou derrotas, levando em conta também a força do adversário. Entre os líderes mundiais, o Brasil segue na ponta, seguido por Portugal, Espanha, Argentina e Irã.
📸 Shane Wenzlick / Phototek
Oceania no ranking da FIFA (setembro/2025)
- 40 (-6) Nova Zelândia
- 44 (+1) Taiti
- 59 Ilhas Salomão
- 67 (-1) Nova Caledônia
- 74 (-3) Vanuatu
- 80 (-5) Fiji
- 114 Samoa Americana
- 132 Samoa
- 137 Tonga
- Papua-Nova Guiné (não ranqueada)
- Tuvalu (não ranqueada)