Ídolo assume comando da equipe sênior da academia; Langerak será treinador de goleiros
O torcedor do Melbourne Victory tem motivos para comemorar: o lendário atacante Besart Berisha está de volta ao clube. O ex-artilheiro, dono de 142 gols na história da A-League, foi anunciado como o novo treinador da equipe sênior da academia, que disputará a temporada 2026 da Football Victoria (VPL1), segunda divisão estadual.
Berisha, de 40 anos, escreveu seu nome na história da liga com passagens vitoriosas pelo Brisbane Roar e pelo próprio Victory, onde marcou 81 gols em 133 partidas, conquistando dois campeonatos, uma Premiership e uma Australia Cup entre 2014 e 2018.
Além dele, outro ídolo está de volta ao clube: o ex-goleiro Mitch Langerak, que se aposentou ao fim da temporada 2024-25, será o treinador de goleiros da academia.
“Um privilégio voltar para casa”, diz Berisha
Em sua apresentação, Berisha não escondeu a emoção de retornar a AAMI Park, agora como treinador:
“É um privilégio voltar ao clube que considero minha casa. Quero criar o melhor ambiente para o desenvolvimento da nova geração. Sei o quanto é preciso de trabalho e resiliência para ter sucesso, e quero transmitir isso aos jovens atletas.”
O diretor de futebol, John Didulica, destacou a importância das chegadas:
“Ter alguém com a experiência e a paixão do Bes é fantástico. Ele conhece a alma do clube. Junto com Mitch, nossos jovens terão referências de elite no caminho para o profissionalismo.”
Langerak: da Europa de volta às raízes
Formado no Victory, Langerak teve carreira marcante em clubes como Borussia Dortmund, Stuttgart, Levante e Nagoya Grampus. Retornou ao clube em 2024 e encerrou a carreira nesta temporada, agora iniciando nova fase como treinador:
“É uma honra continuar no Victory e ajudar a desenvolver a próxima geração, especialmente os goleiros. Nosso objetivo é elevar ainda mais o nível da academia.”